Com lema “Bolsonaro, nunca mais”, atos do 8 de Março voltam a ser presenciais neste ano e já estão marcadas em mais de 40 cidades. Luta das mulheres é pelo emprego, contra a carestia e pelo fim da violência
Após dois anos, o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8) voltará a ser presencial, com manifestações nas ruas de pelo menos 40 cidades em todo o país (Confira lista abaixo).
Com o lema “Pela vida das mulheres, contra a fome, o desemprego e a carestia – Bolsonaro Nunca Mais!”, movimentos feministas voltarão a ocupar espaços públicos com as lutas da mulheres.
“Este ano vamos com tudo para as ruas para fazer mais uma vez um grande 8 de março. É um ano de eleição em que temos a responsabilidade de escolher o futuro que queremos para nós mulheres. É o ano para varrermos Bolsonaro do mapa e elegermos Lula novamente”, diz Juneia Batista, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.
Ela explica que, assim como em 2018, período em que as mulheres se levantaram contra a eleição do atual presidente com movimentos como o #EleNão, este ano haverá resistência das mulheres nas ruas e em todos os espaços. “E será ainda maior”, diz.
Será uma manifestação emblemática contra o machismo, o fascismo, a homofobia e a violência contra nós mulheres- Juneia Batista
Confira onde os atos serão realizados
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília: concentração no Museu da República, às 17h e marcha às 18h30 até o Congresso Nacional (Alameda das Bandeiras).
Goiás
Goiânia: ato unificado às 9h na Catedral com encerramento na Praça do Trabalhador
Mato Grosso
Cuiabá: Concentração na Praça Rachid Jaudy, às 8h. A Fetems também vai promover o Seminário do Dia Internacional da Mulher da FETEMS - Empodere a mulher que há em você! Seja uma mulher de luta! Das 8h às 17h e a noite cultural da mulher a partir das 19h.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande: concentração na Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho, a partir das 8h
Região Norte
Amapá
Macapá: o Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá (Sinsepeap) vai promover dois atos: o primeiro no dia 7 de março, que é a Vigília pela vida das Mulheres na Praça das Bandeias, e o segundo, no dia 8 de março, às 8h, em defesa do/a servidor/a público/a, em frente ao Palácio do Setentrião.
Pará
Belém: a partir das 17h, na Praça da República
Região Nordeste
Alagoas
Maceió: ato Público no Centro da cidade com panfletagem, panelaço; batucadas, faixas, cartazes e alegorias. Concentração será às 8h na Praça dos Martírios de onde elas sairão em caminhada em direção à Praça Deodoro.
Bahia
Salvador: a concentração acontece às 14h, na Praça do Campo Grande e a caminhada tem início às 15h, indo até a Praça da Piedade. Também está prevista a distribuição de marmitas em frente a Câmara municipal de Salvador (horário a definir), simbolizando a fome.
Ceará
Fortaleza: tem feira feminista às 13h, debate às 14h, cortejo às 15h e ato político e cultural às 16h. A manifestação será finalizada com ato político cultural na praça do Ferreira e homenagem à Elza Soares.
Antes, no início do dia, o Sindiute promove ato pelas mulheres às 8h, no Paço Municipal com o tema “Dia de luta por todas as pautas comuns das mulheres, por concurso público e carteira assinada para as professoras substitutas”
Maranhão
São Luís: concentração a partir das 15h na Praça Deodoro. Também na capital maranhense será realizada a palestra “Democracia e protagonismo feminino”, com a historiadora Cláudia Garcez às 9h, no auditório do Sindipemma (Rua Direita, 128, Centro).
Paraíba
João Pessoa: caminhada a partir das 7h com concentração na Praça Edivaldo e encerramento na Praça Getúlio Vargas
Pernambuco
Recife: ato "Pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo" às 15h no Parque 13 de Maio
Piauí
Teresina: Dia de Luta em defesa da Vida de Todas as Mulheres às 9h na Praça Rio Branco.
Rio Grande do Norte
Natal: concentração para o ato acontece às 14h30, na Praça Gentil Ferreira
Mossoró: pela manhã, haverá feira de rua no Centro Feminista 8 de março (CF8), com comercialização de produtos das mulheres da economia solidária, “Alô Frida”, música ao vivo, batucada feminista, poesia e intervenções políticas. À tarde, acontece o ato unificado, às 16h, na Praça da PAX
Sergipe
Aracaju: ato na Reserva da Mangaba às 9h
Região Sudeste
Espírito Santo
Vitória: Dia De Luta das Mulheres, às 14h30 na Praça Costa Pereira.
Minas Gerais
Belo Horizonte: concentração na Praça da Liberdade, às 16h30
Juiz de Fora: manifestação na Praça da Estação, às 17h
Divinópolis: ato às 15h30, no quarteirão fechado da rua São Paulo
Uberlândia: na Praça Ismene, às16h30
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: concentração na Candelária, às 16h, e saída às 18h à Cinelândia
São Paulo
São Paulo: ato no Masp, às 16h. Antes acontece a concentração das mulheres da CUT, às 14h, no Espaço Lélia Abramo, na Rua Carlos Sampaio, próximo ao Metrô-Brigadeiro
Campinas: concentração no Largo do Rosário, a partir das 16h
Ubatuba: ato de esquenta, no sábado (5), a partir das 11h, com concentração no calçadão, ao lado das Casas Bahia
Região Sul
Paraná
Curitiba: concentração a partir das 18h30, na Praça Santos Andrade. A manifestação passa a caminhar às 18h30
Londrina: Concentração às 17h30, no Calçadão
Apucarana: a partir das 15 horas haverá a Feira empreendedora com atrações culturais na Praça Rui Barbosa e às 18h a Marcha das Mulheres
Assis Chateaubriand: café da manhã e roda de conversa com as mulheres catadoras de material reciclável, às 7h30. E uma roda de conversa na casa da APP-Sindicato de Assis Chateaubriand com as professoras e funcionárias de escola da ativa e aposentadas, às 10h
Foz do Iguaçu: concentração a partir das 17h, em frente ao Bosque Guarani (TTU). Às 18h acontece a saída em marcha que vai até a Praça da Paz
Guarapuava: a partir das 17h, no terminal da fonte
Ponta Grossa: ato no dia 6 de março, às 15h30, na Praça Barão de Guaraúna
Toledo: ato no dia 6 de março, a partir das 17h30, no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Maringá: acontece a IV Caminhada/Pedalada pelo fim da violência contra a mulher, no dia 12 de março, às 9h, na Praça da Catedral
Santa Catarina
Florianópolis: marcha, com concentração às 12h no Ticen.
Chapecó: Mobilização na Praça Central, das 9h às 13h, com atividades culturais, música e ato político
Joinville: Ato na Praça da Bandeira, às 18h
Lages: Atividades das 9h às 17h, na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Popular, com feirinha, distribuição de materiais educativos, ponto de arrecadação de absorventes, rodas de conversa, palestras e atividades culturais.
Rio do Sul: Panfletagem com material da CUT sobre a pauta do dia das mulheres, de manhã e à tarde, e panfletagem virtual com material da CONFETAM.
São Miguel do Oeste: Ato na Praça Municipal Walnir Bottaro Daniel, às 9h.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre - debates a partir das 12h na tenda Elza Soares, no Largo Glênio Peres, e ato com caminhada às 18h na Esquina Democrática.
Caxias do Sul - concentração às 18h, na Praça Dante Alighieri.
Rio Grande - ato, às 16h, no Largo Dr. Pio
Santa Maria - ato, às 17h, na Praça Saldanha Marinho.
São Leopoldo - ato e caminhada às 17h na Praça do Imigrante.
Fonte: CUT - Central Única dos Trabalhadores
Comentários