O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, justificou o crescimento por conta de leitos bloqueados para atender pacientes de Manaus e a manutenção de pacientes em leitos de UTI que já poderiam voltar para a enfermaria.
Leitos em hospitais do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução
A Prefeitura do Rio informou neste sábado (6) que os leitos de UTI da rede SUS no município estão 93% ocupados.
A capital fluminense já registrou um total de 209.527 casos confirmados da Covid-19. Ao todo, foram 19.143 óbitos ao longo da pandemia no município.
De acordo com as autoridades municipais, o número de leitos é superior à demanda por vagas na rede SUS. Os dados são referentes as unidades municipais, estaduais e federais localizadas na cidade.
Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, os motivos para o aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade são:
o bloqueio feito pela Fiocruz de 18 leitos para a chegada de pacientes de Manaus;
e a decisão da prefeitura por manter pacientes na UTI que já poderiam voltar para o setor de enfermaria. Segundo ele, isso foi feito para oferecer mais conforto no tratamento.
Soranz também explicou que as filas de internação estão zeradas no município e que há mais leitos para serem abertos.
Contudo, o secretário enfatizou que se as pessoas continuarem se aglomerando pode haver aumento das medidas restritivas.
Fonte:G1
Comments